EX-PAÇO – Porão do Paço Municipal – Porto Alegre

Este projeto de exposição EX-PAÇO tem como origem a pesquisa realizada durante o curso de Pós-graduação em Poéticas Visuais: gravura, fotografia e imagem digital/Feevale. Os trabalhos têm como ponto de partida a linguagem da gravura, cujos meios técnicos me propiciaram investigar diversas possibilidades de imprimir com tijolos, explorar a sua matéria, isto é, a terra enquanto pigmento, bem como percorrer os lugares da sua fabricação e emprego, tais como olarias e canteiros de obras.

O tijolo, elemento poético de construção e edificação do meu processo artístico, e que acompanha o homem desde os tempos mais remotos, ressurge em meio ao Porão do Paço Municipal, nas suas fundações, e, com efeito, neste espaço da sua aparência, que proponho uma pintura vernácula, a partir de monotipias das próprias paredes do porão.

Observar o passado nas marcas deste lugar é algo que me interessa no momento que propõe um olhar que seleciona, divide, repete e simplifica, analisando estruturas e tempos, e visando, por meio das relações com a arquitetura e memória, atingir um espaço mais amplo para a concepção da própria pintura.

Portanto, minhas experiências estarão voltadas para as paredes de tijolos do Paço, assentados em pilares ou ordenados em arco, como matrizes que imprimem este espaço, criando um ex-paço, com as cores naturais dos variados tons das paredes, trabalhadas com pigmentos naturais terrosos em monotipias sobre telas de algodão.

A exposição contará com texto de apresentação da Prof. Niura Ribeiro, da série de trabalhos desenvolvidos ao longo da pesquisa do pós-graduação, Entre a pintura e a gravura: uma poética da terra (Orient.ª Prof.ª Dr.ª Lurdi Blauth) e vídeo registrando o making off da intervenção com as monotipias das paredes de tijolos do Paço selecionadas para este fim.